03/07/2013

Russia - Uma História de Prisões e Torturas

Lubianka foi a sede da KGB, localizada na parte central de Moscou em uma praça de mesmo nome. Além se ser sede do governo, o prédio servia como prisão de inimigos políticos.  O prédio fora construído, originalmente, em 1898,  para ser sede da Companhia Russa de Seguros, mas após a Revolução Bolchevique foi tomada para ser sede da Polícia Secreta (KGB). O prédio ficou famoso deviso aos interrogatórios extremamente violentos e as prisões que ocorriam no subsolo do local.


Após a dissolução da KGB (1991) em FSB (Serviço de Segurança Federal) e SVR (Seviço de Informaçõ Estrangeira), o prédio Lubianka fica a comando do FSB e sedia a prisão, ainda na ativa. O prédio também é sede do Serviço de Segurança de Fronteiras da Russia. Além disso, uma de museu foi criada pela FSB e aberta ao público. Em 1990 foi feito um monumento, em frente ao prédio, para homenagear as vítimas da repressão Russa, chamada de Solovetski.
KGB (Comitê de Segurança do Estado). Era a principal organização de serviços secretos da União Soviética, que desempenhou suas funções até novembro de 1991, um ano após a dissolução da antiga URSS, em 1990. A União Soviética teve, desde sempre, uma polícia politica muito ativa e poderosa na sociedade. Algumas horas focada na sociedade outras horas focada no exterior. O serviço secreto é uma organização independente às forças armadas, representando um ministério próprio.

FSB (Serviço de Segurança Nacional) é uma agência que trata de assuntos domésticos e que sucedeu a KGB.

SVR (Serviço de Informação Estrangeira) é uma agência especializada em assuntos externos e também sucedeu a KGB.

Espero que tenham gostado sobre essa parte da história Russa. Me interessa o assunto simplesmente por ser interessante. Prisioneiros políticos sem julgamentos e condenados a morte. Ditadura e um serviço secreto totalmente poderoso capaz de criar histórias para justificar suas ações. Parece conto, história pra filmes... mas não. Se vocês se lembram, ha algum tempo atrás fiz um post sobre o "Estrangulador de Rostov", que fala sobre a MGB, confira aqui.

Até a próxima!


#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Feliz Ano Velho | Template Template Para Blogger